Notícias

21/08/2019

6ª edição da Ouvidoria Móvel 2019 acolhe manifestações em Divinópolis

Por meio da ação, a Ouvidoria-Geral aproxima governo e cidadão a fim de aprimorar os serviços públicos

WhatsApp Image 2019 08 21 at 15.01.03A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE) realizou na última terça-feira (20/8), a 6ª edição da Ouvidoria Móvel 2019, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. O projeto, realizado desde 2012, leva atendimento presencial aos municípios mineiros com objetivo de ouvir a população para auxiliar o governo na tomada de decisões importantes e na criação de políticas públicas que visam melhorar ou aperfeiçoar os serviços prestados pelo Estado.

Nesta edição, o foco principal foi nas questões ambientais. Manifestações sobre licenciamentos e outorgas estão entre as mais recebidas pela equipe da OGE, durante o evento. Mas quem desejava manifestar sobre qualquer serviço público do executivo mineiro também foi acolhido pela Ouvidoria. Os registros da ação serão tratados, encaminhados aos órgãos competentes para as devidas apurações e, após a conclusão, as respostas serão encaminhadas aos manifestantes. 

 

 

Para a ouvidora-geral adjunta, Kathleen Garcia Nascimento, que acompanhou a equipe na cidade e ouviu de perto o cidadão, a iniciativa é uma das principais ferramentas de gestão. “A Ouvidoria Móvel é uma grande oportunidade de fazermos contato direto com a população, tanto para divulgar o trabalho da Ouvidoria, quanto para atender a população de forma imediata. Vamos às cidades e acolhemos todos os tipos de manifestações referentes aos serviços prestados pelo Estado.  Após a ação, os registros são analisados por nossa equipe e encaminhamos aos órgãos competentes, com objetivo de que a demanda apresentada seja solucionada e devidamente respondida ao manifestante. Esta iniciativa fortalece a atividade da Ouvidoria, amplia o canal de comunicação, reforça a credibilidade e mostra ao cidadão o caminho para denunciar, reclamar, sugerir e também elogiar os serviços do Estado”, explicou a ouvidora.

WhatsApp Image 2019 08 21 at 15.01.04

 

De acordo com a ouvidora ambiental, Taiana Coelho Netto, a realização da Ouvidoria Móvel fortalece o compromisso que o órgão tem com o cidadão. “O acolhimento aos usuários dos serviços públicos durante os eventos de Ouvidoria Móvel enriquece ainda mais o compromisso da ouvidoria com a população em proteger os seus direitos e fortalece esse importante canal de interlocução entre o cidadão e o Estado. A nossa atuação se traduz na prática constante de empatia e no despertar da consciência cidadã de fiscalizar e cobrar pela qualidade do serviço público.  Para isso, nosso objetivo é aprimorar cada vez mais os canais de divulgação da ouvidoria ambiental, a fim de ampliar o controle social quanto aos serviços públicos ambientais prestados pelo Estado”, pontuou Taiana.

 

 

Ouvidoria Móvel:

O projeto Ouvidoria Móvel, criado em 2012, é uma importante ferramenta de gestão. Atua na identificação dos problemas, vai às cidades de Minas Gerais para acolher as demandas. A proposta da OGE é ouvir, presencialmente, as manifestações, dando força à voz do cidadão, por meio da interlocução entre governo e população, fortalecendo a democracia no país.