Memorial Ouvidoria

1997: Em 25 de setembro de 1997, foi criada a a Ouvidoria de Polícia do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Nº 12622.

 2004: Em julho de 2004, a Comissão de direitos humanos da ALMG sugere criação da Ouvidoria-Geral do Estado. 

2011Célia Barroso, ouvidora-geral

Ouvidora Célia Barroso

A ouvidora Célia Pimenta Barroso Pitchon, designada em maio de 2011, para substituir o desembargador Lúcio Urbano Silva Martins, foi conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG); fundadora e presidente do Movimento das Advogadas Mineiras (MAM); membro do Conselho de Política Ambiental de Minas (Copam); integrante da Comissão Estadual de Meio Ambiente; diretora da Escola de Advocacia da OAB; organizadora e co-autora do livro “Abordagem Multidisciplinar sobre a Moralidade no Brasil”.

 2013Fábio Caldeira, ouvidor-geral

Fábio Caldeira é sabatinado no plenarinho II da ALMG - foto: Lia Priscila/ALMG

Pós-doutorando em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, o advogado e professor Fábio Caldeira é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Direito Público pela UFMG e mestre em Ciências Políticas em curso organizado pela Universidade Francisco de Vitória, em parceria com a Universidade Rei Juan Carlos e o Colégio de Advogados de Madri, na Espanha. Especialista em Políticas Públicas para o Desenvolvimento e Câmbio Organizacional para uma Gestão Efetiva, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Washington (EUA); e em Gestão para Resultados pelo Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG). Foi presidente do Instituto Cultural Sérgio Magnani; diretor-geral da Câmara Municipal de BH; Assessor técnico na ALMG; secretário municipal de Administração / Regional Oeste da prefeitura de Belo Horizonte; e diretor de Planejamento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, exerceu mandato de vereador de Belo Horizonte.

2017: Wadson Ribeiro, ouvidor-geral

O ex-deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB) assumiu no dia 02/02/2017 a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), respondendo também pela Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais. Formado em gestão pública, Wadson foi secretário-executivo do Ministério dos Esportes e deputado federal. 

2019: Simone Deoud Siqueira, ouvidora-geral

Imagem Simone

Mineira de Barbacena. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1986. Advogada com mais de 30 anos de experiência nos ramos Civil, Empresarial, Contratos /Obrigações e Societário. Atuou como profissional liberal e em empresas nos ramos de engenharia e infraestrutura, além de ter em seu currículo, a bagagem como consultora jurídica empresarial.

We use cookies
Ao utilizar o nosso sítio você concorda com o Termo de Uso e Política de Privacidade. Nele você encontra informações sobre a forma como tratamos os dados e utilizamos os cookies. Se você concorda, clique em OK.