1997: Em 25 de setembro de 1997, foi criada a a Ouvidoria de Polícia do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Nº 12622.
2004: Em julho de 2004, a Comissão de direitos humanos da ALMG sugere criação da Ouvidoria-Geral do Estado.
2011: Célia Barroso, ouvidora-geral
A ouvidora Célia Pimenta Barroso Pitchon, designada em maio de 2011, para substituir o desembargador Lúcio Urbano Silva Martins, foi conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG); fundadora e atual presidente do Movimento das Advogadas Mineiras (MAM); membro do Conselho de Política Ambiental de Minas (Copam); integrante da Comissão Estadual de Meio Ambiente; diretora da Escola de Advocacia da OAB; organizadora e co-autora do livro “Abordagem Multidisciplinar sobre a Moralidade no Brasil”.
2013: Fábio Caldeira, ouvidor-geral
Pós-doutorando em democracia e direitos humanos pela faculdade de direito da Universidade de Coimbra, Portugal, o advogado e professor, Fábio Caldeira é formado em direito pela a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em direito público pela UFMG e mestre em ciências políticas em curso organizado pela Universidade Francisco de Vitória, em parceria com a Universidade Rei Juan Carlos e o Colégio de Advogados de Madri, na Espanha. Especialista em políticas públicas para o desenvolvimento e câmbio organizacional para uma gestão efetiva, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Washington (EUA); e em gestão para resultados pelo Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG). Foi presidente do Instituto Cultural Sérgio Magnani; diretor-geral da Câmara Municipal de BH; Assessor técnico na ALMG, secretário municipal de administração regional oeste da prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e diretor de planejamento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, exerceu mandato de vereador de Belo Horizonte.
2017: Wadson Ribeiro, ouvidor-geral
O ex-deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB) assumiu no dia 02/02/2017 a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), respondendo também pela Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais. Formado em gestão pública, Wadson foi secretário-executivo do Ministério dos Esportes e deputado federal.
2017: Antônio Fernando Máximo, ouvidor-geral adjunto
Em 2017, Antônio Fernando Máximo, então ouvidor-geral adjunto, substituiu o ouvidor-geral, Wadson Ribeiro. Graduado em Administração, atuou na assessoria parlamentar e na chefia de gabinete da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No governo federal, trabalhou no Ministério do Esporte como chefe de gabinete e secretário substituto, da Secretaria Nacional Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social. Fernado atuou também como diretor administrativo e coordenador geral do Grupo Interministerial das Olimpíadas de 2016, na Secretaria Extraordinária dos grandes eventos esportivos. Foi secretário de planejamento, orçamento e gestão e secretário interino de administração, na Prefeitura Municipal de Contagem. Foi também ouvidor-geral adjunto de Minas Gerais em exercício como Ouvidor-Geral com certificação em Gestão de Ouvidorias pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e responde ainda pela Secretaria Extraordinária de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais.
2019: Simone Deoud Siqueira, ouvidora-geral
Mineira de Barbacena. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1986. Advogada com mais de 30 anos de experiência nos ramos Civil, Empresarial, Contratos /Obrigações e Societário. Atuou como profissional liberal e em empresas nos ramos de engenharia e infraestrutura, além de ter em seu currículo, a bagagem como consultora jurídica empresarial.