29/11/2019

Ouvidora destaca importância da participação de Minas no Seminário Regional de Ouvidorias, no Sul do país.

Encontro realizado no Tribunal de Contas de Santa Catarina, nos dias 28 e 29, reuniu ouvidores municipais, estaduais, federais e servidores das ouvidorias públicas.

29.11 Seminario de ouvidoria sta catarinaA ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, representa a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), no primeiro Seminário Regional de Ouvidorias – Região Sul, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O objetivo do encontro é transformar os problemas individuais em soluções coletivas, com foco no atendimento às demandas apresentadas pelos cidadãos às Ouvidorias.

O Seminário, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Controladoria-Geral de Santa Catarina (CGE-SC), reúne ouvidores, servidores das Ouvidorias Públicas do país, no âmbito municipal, estadual e federal, além de acadêmicos, estudiosos e outros interessados pela área.

Simone Deoud destaca a importância de representar Minas Gerais no evento e como a troca de experiências entre os gestores é positiva, agregando, ainda mais, aos trabalhos já desenvolvidos pela OGE, que desde janeiro deste ano, está se fortalecendo para melhor atender o cidadão, pagador de impostos, principal acionista do Estado.

“O encontro é uma grande oportunidade de conhecimento, de trocas de experiências entre os gestores das Ouvidorias.  Fico ainda mais convicta de que Minas Gerais está no caminho certo, uma vez que nossa preocupação central é de trabalharmos com ética, transparência e integridade. Valores que se forem observados e seguidos, como já fazemos aqui, trazem os resultados que os cidadãos esperam de um governo sério, eficiente, que são, serviços públicos de qualidade. A OGE respeita os direitos dos cidadãos e está se fortalecendo, cada vez mais, para facilitar a interlocução entre o Estado e a população”, explicou a ouvidora.

Nesta sexta (29), dia de encerramento do evento, seis oficinas simultâneas estão sendo realizadas. Os assuntos discutidos no treinamento são: Assédio Moral, Carta de Serviços, Proteção de Identidade do Denunciante, Gestão da Informação para Transparência, Tipos de Manifestação de Ouvidorias, Tratamento e Criação e Implementação de Ouvidorias Municipais.