07/11/2019

Estado, União e Município ouvem população de Montes Claros

Os três entes se uniram para atender tanto os cidadãos, quanto os servidores, durante a ação na cidade, nesta quinta-feira.

d

A população de Montes Claros, no norte de Minas, marcou presença na 13ª edição da Ouvidoria Móvel, projeto da Ouvidoria-Geral do Estado, que esteve nesta quinta, 7, atendendo os moradores do município, com objetivo de fazer um levantamento e diagnóstico da prestação do serviços públicos estaduais, para trazer ao conhecimento dos gestores e do governador, Romeu Zema.

A ação integrada realizada na Praça Doutor Chaves, conhecida como Praça da Matriz, no centro da cidade, de 9h às 16h, contou também com a participação de outros órgãos, como a Defensoria Pública da União e do Estado e Ouvidoria do Município. Eles se uniram para ouvir o cidadão que foi até o local para sugerir, reclamar, denunciar e até elogiar a qualidade dos serviços ofertados pelos três entes: Estado, União e Município.

bNesta edição, os trabalhos foram coordenados pela ouvidora de Fazenda, Patrimônio e Licitações e de Prevenção e Combate à Corrupção da OGE, Maria Elisa Braz Barbosa, que além de atender demandas das duas áreas especializadas, também atendeu manifestações de todos os órgãos do Executivo Mineiro.

Ela destaca qual objetivo e o papel da Ouvidoria, na fiscalização e controle das atividades estaduais. “A Ouvidoria-Geral do Estado, representada por Simone Deoud, ouvidora-geral, que segue as diretrizes do governador, Romeu Zema, tem como meta fazer um Raio x da atuação do Estado, em Minas Gerais.  O papel da OGE é fazer a interlocução entre o cidadão e o Governo, avaliando se existem casos de corrupção no serviço público, desvio, má prestação na qualidade dos atendimentos, morosidade nos processos, enfim, avaliar o que não está funcionando ou está funcionando mal, causando prejuízos ao erário ou dano ao cidadão. E destaco ainda, que o Estado existe para servir, por essa razão, aqueles que trabalham na Administração pública são chamados de servidores”, disse a ouvidora.

Ainda em Montes claros, a Ouvidoria do Estado, por meio da Ouvidoria Educacional, realizou visitas técnicas às unidades de ensino estadual. O ouvidor responsável pela área, Breno Bastos, esteve na Unimontes e na Superintendência Regional de Ensino (SRE).

Neste ano, a Ouvidoria-Geral do Estado visitou 13 cidades do interior de Minas e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será a próxima, fechando o ano com 14 eventos. Para 2020, estão previstas 36 ações da Ouvidoria Móvel.