13/09/2019

Ouvidoria-Geral do Estado capacita ouvidores estaduais e municipais

O encontro promovido pela OGE, em parceria com Escola de Saúde Pública do Estado (ESP-MG), reuniu servidores que atuam com as demandas diárias do SUS.

Capacitacao 3

A Ouvidoria Especializada de Saúde, da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), realizou recentemente, na sede da Escola de Saúde Pública, em Belo Horizonte, uma capacitação para cerca de 100 servidores que atuam nas Ouvidorias da Secretaria Estadual de Saúde(SES), Regionais, Hemominas, Funed, Fhemig e municípios de Minas.

Durante o treinamento, os participantes assistiram à palestras sobre temas pertinentes à prática do trabalho do ouvidor, como noções básicas sobre o Sistema Único de Saúde(SUS), equidade, acolhimento ao cidadão, o trabalho de um ouvidor do SUS, regulação em saúde e informação no âmbito da ouvidoria em saúde.

Capacitacao 1

De acordo com a ouvidora de saúde da OGE, Thamiris Maciel, o curso de formação para ouvidores visa o fortalecimento da rede de ouvidores de saúde, que tem uma demanda de mais de 50 mil atendimentos por ano.  A ouvidora ressaltou também a importância dessa capacitação como instrumento de educação permanente para aprimorar o conhecimento dos agentes que atuam na área. “Nosso objetivo é ter uma formação continuada junto à Escola de Saúde Pública, para ampliar o conhecimento dos profissionais no tema e consequentemente, melhorar nossa capacidade de atendimento ao cidadão, que é o nosso foco", destacou.

Ouvidoria Especializada de Saúde

A Ouvidoria de Saúde tem por finalidade receber, registrar, apurar e enviar resposta às reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios dos cidadãos em relação aos serviços de saúde prestados pelo SUS e pelo IPSEMG. Além disso, realiza vistorias em estabelecimentos de saúde para apurar indícios de ilegalidade, irregularidade ou arbitrariedade na prestação de serviços de saúde, apontando medidas para correção de desvios e falhas identificados.