Acessibilidade

A acessibilidade na internet ou acessibilidade na Web significa permitir o acesso à Web por todos, independentemente do tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas Web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com necessidades especiais. A acessibilidade na Web beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistida e de acesso móvel.

O sítio eletrônico da Ouvidoria Geral do Estado - OGE/MG possui dispositivos que visam permitir o adequado usufruto das funcionalidades e acesso aos conteúdos disponibilizados, conforme regulamentado na Resolução Seplag nº 29, de 05 de julho de 2016, bem como outros padrões de boas práticas de desenvolvimento Web (Web Standards, W3C).

Abaixo listamos os dispositivos de acessibilidade que integram o sítio eletrônico da OGE/MG.

Facilitando a visualização:

(Contraste): Altera combinação de cores do texto e fundo da tela, aumentando o contraste.

Alternativa de navegação:

Não sendo possível a navegação utilizando o mouse, o acesso por meio da tecla ‘TAB’ permite ao usuário acessar a informação, conforme indicado abaixo:

Ordem definida para acesso com a tecla ‘TAB’
Sequência Posicionamento
1 Atalho para a página inicial
2 Acessibilidade
3 Mapa do site
4 Contraste
5 Campo de Busca
6 Botão de Busca
7 Menu Principal
8 Primeiro Item de Menu
9 Submenu do primeiro item de menu
10 ...

 

Leitores de tela:

O leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por portadores de necessidades especiais visuais. Também pode ser usado como um conforto do usuário.

Os portadores de necessidades especiais visuais valem-se de tais softwares para navegar pela internet, uma vez que estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana (basicamente, o programa lê para a pessoa o que está na tela).

O sítio eletrônico da OGE/MG possui o detalhamento necessário na codificação de suas páginas, de forma que estes leitores de tela possam realizar uma eficaz "interpretação" de todo o conteúdo do sítio.

We use cookies
Ao utilizar o nosso sítio você concorda com o Termo de Uso e Política de Privacidade. Nele você encontra informações sobre a forma como tratamos os dados e utilizamos os cookies. Se você concorda, clique em OK.