Acessibilidade

A acessibilidade na internet ou acessibilidade na Web significa permitir o acesso à Web por todos, independentemente do tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas Web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com necessidades especiais. A acessibilidade na Web beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistida e de acesso móvel.

O sítio eletrônico da Ouvidoria Geral do Estado - OGE/MG possui dispositivos que visam permitir o adequado usufruto das funcionalidades e acesso aos conteúdos disponibilizados, conforme regulamentado na Resolução Seplag nº 29, de 05 de julho de 2016, bem como outros padrões de boas práticas de desenvolvimento Web (Web Standards, W3C).

Abaixo listamos os dispositivos de acessibilidade que integram o sítio eletrônico da OGE/MG.

 

Facilitando a visualização

(Contraste): Altera combinação de cores do texto e fundo da tela, aumentando o contraste.

 

Tradutor automático para Libras

É um recurso de tecnologia assistiva capaz de traduzir automaticamente conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

 

Alternativa de navegação

Não sendo possível a navegação utilizando o mouse, o acesso por meio da tecla ‘TAB’ permite ao usuário acessar a informação, conforme indicado abaixo:

Ordem definida para acesso com a tecla ‘TAB’
Sequência Posicionamento
1 Acessibilidade
2 Mapa do Site
3 Contraste
4 Transparência
5 Acesso Rápido
6 Logo 20 Anos
7 Campo de Busca
8 -
9 Página Inicial
10 Canais de Atendimento
11 Agendamento on-line
12 Carrossel de Notícias

 

Leitores de tela

O leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por portadores de necessidades especiais visuais. Também pode ser usado como um conforto do usuário.

Os portadores de necessidades especiais visuais valem-se de tais softwares para navegar pela internet, uma vez que estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana (basicamente, o programa lê para a pessoa o que está na tela).

O sítio eletrônico da OGE/MG possui o detalhamento necessário na codificação de suas páginas, de forma que estes leitores de tela possam realizar uma eficaz "interpretação" de todo o conteúdo do sítio.

Jaws for Windows - Leitor de tela americano produzido pela Freedom Scientific

NVDA - Leitor de tela gratuito e de código aberto para Windows

VoiceOver - Leitor de tela para MAC OS

 

Texto Alternativo (Alt Text)

O texto alternativo é, como o nome diz, uma alternativa aos elementos não-textuais de uma página web, sendo utilizado para descrever o conteúdo de uma imagem. A ferramenta permite a tradução textual do conteúdo da imagem pelos leitores de tela utilizados por pessoas portadoras de deficiência visual. Pode ser mostrado no lugar da imagem em navegadores-texto ou em navegadores que, por sua preferência, o usuário desabilitou o uso de imagem. E também permite que os mecanismos de pesquisa rastreiem e classifiquem seu site de uma melhor forma.

 

We use cookies
Ao utilizar o nosso sítio você concorda com o Termo de Uso e Política de Privacidade. Nele você encontra informações sobre a forma como tratamos os dados e utilizamos os cookies. Se você concorda, clique em OK.