Paulo Alkmim - Ouvidor de Polícia

pauloalkminaPaulo Vaz Alkmim é graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 1979. Possui Diploma Superior de Universidade em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de Direito, Economia e Ciências Sociais de Paris 2, em junho de 1981. Possui cursos pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris e pela Academia de Direito Internacional de Haia. Foi oficial de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, entre os anos de 1976 e 1980. Foi assessor especial parlamentar na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais entre 1983 e 1986. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Almg) foi assessor parlamentar do deputado Luis Carlos Gambogi, entre os anos de 1987 e 1989. Foi chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Administração de Minas Gerais, entre 1988 e 1989. Entre os anos de 1991 e 1992, foi assessor parlamentar do gabinete do deputado Bernardo Rubinger, na Almg. Entre 1993 e 1994, foi assessor parlamentar da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Em 1995 foi assessor na Corregedoria-Geral de Belo Horizonte. No mesmo ano, até 1999, foi assessor parlamentar do deputado José Saraiva Felipe na Câmara Federal. Em outubro de 1999 assumiu o cargo de assessor chefe da Procuradoria Jurídica da Fundação Ezequiel Dias, cargo que exerceu até janeiro de 2002. Foi ouvidor de Polícia da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais entre os anos de 2007 e 2012, quando assumiu como chefe de gabinete do advogado-geral do Estado, Marco Antônio Romanelli, com quem trabalhou até 2013. Em maio de 2013 foi nomeado assessor judiciário do Gabinete do desembargador Luis Carlos Gambogi, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde ficou até março de 2014. Em abril tornou-se membro da 2ª Comissão Permanente da Corregedoria-Geral do Município de Belo Horizonte, cargo que exerceu até assumir novamente como ouvidor de Polícia da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais. Entre os anos de 2003 e 2007, Paulo Vaz Alkmim foi membro efetivo e presidente do Conselho Fiscal da Companhia de habitação do Estado de Minas Gerais. Entre 2007 e 2012 foi Conselheiro do Conselho Estadual de Defesa Social e Membro do Colegiado de Corregedores do Estado de Minas Gerais. Entre 2010 e 2012 ainda foi coordenador executivo do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Foi agraciado com a Medalha Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais; Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; Medalha Comemorativa de 200 anos da Polícia Civil de Minas Gerais; Medalha da Corregedoria de Polícia Civil de Minas Gerais e Medalha Dr. Davidson Pimenta da Rocha, do Sindicato dos Delegados de Polícia de Minas Gerais. Em agosto de 2016, foi reconduzido ao cargo de ouvidor de Polícia da OGE.