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04/08/2020

Parceria entre a OGE-MG, SEPLAG e SEDE desburocratiza serviços públicos e facilita a vida do cidadão.

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais tem participado de programas do Governo do Estado que visam simplificar a prestação de serviços e tornar os atendimentos mais dinâmicos, com a participação do usuário do serviço público. A ideia é diminuir a relação burocrática entre o cidadão e o governo. A exemplo desta iniciativa, destaca-se o programa Simplifique, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). A ferramenta está disponível na página da Ouvidoria para que o usuário possa enviar sua solicitação ou sugestão de simplificação de algum serviço estadual que tenha percebido situações que complicam o atendimento e poderia ser simples e rápido, como por exemplo: exigência desnecessária ou repetida de documentos que o próprio Estado possui, entre outros. Além disso, o servidor público também pode contribuir, apresentando a sua opinião para desburocratizar processos administrativos internos.

Outra participação da OGE/MG que tem como objetivo facilitar a vida do cidadão, é o programa Minas Atende, sob a coordenação da SEPLAG, ele atua em três frentes: a simplificação de procedimentos, por exemplo, com a eliminação em muitos processos da exigência de autenticação de documentos e de reconhecimento de firma; a inovação nos serviços públicos, com foco na digitalização de processos e a melhoria do relacionamento com o cidadão, aprimorando canais de atendimento e disponibilizando novas plataformas. 

De acordo com a Seplag, o programa já alcançou resultados positivos. Em um ano de funcionamento, 64 serviços foram simplificados e 79 transformados digitalmente.

E o grande destaque da parceria entre a Ouvidoria-Geral do Estado e a Seplag, com o Minas Atende é o selo “ O Estado Sabe Ouvir”, criado para incentivar o desenvolvimento dos servidores que participam da 5ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, na modalidade “Inovação em Políticas Públicas”, onde a população poderá votar e escolher o melhor serviço público, segundo os critérios do programa.

A ouvidora-geral adjunta, Kathleen Garcia, destaca a importância da participação da Ouvidoria. “ Com essa parceria a OGE passa a ser uma porta de entrada para o receber a visão do cidadão, que terá participação direta na escolha dos 6 finalistas de cada categoria e traz uma inovação ao prêmio. É o cidadão dando o feedback sobre os serviços que foram transformados. É o cidadão, o cliente do serviço ou da política, dando retorno sobre o impacto da transformação em sua vida”, finalizou a ouvidora-geral adjunta. Leia reportagem completa no link: https://diariodocomercio.com.br/negocios/minas-atende-completa-um-ano-com-ganhos-em-transformacao-digital/