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14/10/2019

Ouvidoria do Estado reinaugura posto de atendimento ao cidadão

O espaço de acolhimento ao manifestante, no centro de Belo Horizonte, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Foi reinaugurado nesta segunda-feira (14/10), o posto de atendimento ao cidadão, da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), no centro da Capital. O espaço recebe denúncias, críticas, sugestões e elogios por parte do cidadão que queira manifestar sobre os serviços públicos prestados pelo governo mineiro. 

A ouvidora-geral adjunta, Kathleen Garcia, destaca os objetivos e a importância da ampliação do posto de acolhimento. “Ampliamos o Posto-OGE Centro para oferecer mais comodidade ao cidadão. É um lugar de fácil acesso e queremos que os mineiros venham participar, traga sua reclamação ou até seu elogio, por que quando um serviço está funcionando bem, ele serve como exemplo para melhorar outros, corrigir falhas ou problemas existentes. Por determinação do governador, Romeu Zema, e da ouvidora-geral, Simone Deoud, estamos trabalhando no fortalecimento da Ouvidoria, com ações como esta de hoje. Criamos também este ano o Canal Anticorrupção, que ainda tem um número tímido de manifestações, mas esperamos que amplie. Nosso objetivo é dar transparência, lisura ao serviço público, respeitar o cidadão pagador de impostos que espera receber do Estado, serviços de qualidade”, explicou.

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Além do local que foi ampliado, com objetivo de oferecer mais comodidade à população, já que está localizado em um ponto estratégico de Belo Horizonte, na Avenida Amazonas, 558, Centro, ao lado da Uai- Praça Sete, a Ouvidoria oferece também outros canais de atendimento. Eles estão disponíveis no site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br. O cidadão pode manifestar por meio dos 162- Disque Ouvidoria, 136 Disque-Saúde, pelo WhatsApp: (31) 998029713, por carta para a Cidade Administrativa, Rodovia Papa João Paulo II, 4001 – Prédio Gerais, 12º andar. Quem desejar fazer a manifestação de forma presencial pode procurar pelo Posto-OGE Centro e a Ouvidoria, na Cidade Administrativa. Para estas duas modalidades, a OGE disponibiliza o agendamento-online, com opção de escolha de dia e horário para receber o manifestante.

De janeiro a setembro de 2019, a Ouvidoria recebeu (57.027) manifestações.  Em 2018, foram registradas (53.144).  Portanto, nos nove primeiros meses de 2019, houve aumento de 7% em relação ao ano de 2018.  Esses dados mostram a importância da participação, para que o Estado conheça e avalie a qualidade dos   serviços oferecidos.

Combate a Corrupção

Com objetivo de dar mais transparência ao serviço público, a Ouvidoria desenvolve ainda um trabalho de prevenção e combate à corrupção no serviço público. Recebe denúncias de atos ilícitos, por meio do Canal Anticorrupção Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., criado este ano, que será transformado em uma Ouvidoria Especializada dessa área.

 Estrutura da Ouvidoria

A Ouvidoria é formada por seis Ouvidorias Especializadas: Saúde, Educação, Polícia, Sistema Penitenciário, Ambiental, Fazenda e Patrimônio e uma Assessoria Especial de Acompanhamento e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral.  Para fortalecer o órgão e dar mais voz à população, está prevista a ampliação da estrutura interna da Ouvidoria, serão criadas mais quatro ouvidorias especializadas.

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