09/08/2019

Ouvidora-geral do Estado conhece Escola de Formação da PMMG

Em visita à Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, Simone Deoud destaca a excelência na formação dos policiais militares do Estado.

WhatsApp Image 2019 08 09 at 15.09.00 1A ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Simone Deoud, e o ouvidor de Polícia, Paulo Vaz Alkmim, visitaram nesta quinta-feira (8/8), a Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (APM), em Belo Horizonte. Eles foram recepcionados pelo comandante-geral da PMMG, cel. Giovanne Gomes da Silva e pelo comandante da APM, cel. Márcio Flávio de Moura Linhares.

Durante o percurso no complexo da Academia, que ocupa uma área de aproximadamente 159 mil m², eles visitaram as instalações do centro educacional, onde os militares são graduados e pós-graduados, conheceram o portfólio operacional da Polícia, o regimento de cavalaria Alferes Tiradentes, assistiram a uma apresentação especial da orquestra sinfônica da PM e também participaram do evento de encerramento do Seminário do 55º aniversário da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da corporação, que, atualmente, gerencia aproximadamente 40 mil militares na ativa e outros 32 mil entre veteranos e pensionistas.

Ao conhecer melhor o funcionamento da APM, Simone Deoud destacou o brilhante trabalho desenvolvido na capacitação dos policiais militares. “A atuação da Escola de Polícia Militar, patrimônio do povo mineiro, é impecável! Ao conhecer a educação oferecida na Academia, entendo que os policiais são formados e preparados com excelência para oferecerem à população segurança e proteção de qualidade. A Corporação está presente na vida do cidadão o tempo todo, nestes quase 250 anos de atuação. Não por acaso é considerada como uma das melhores do Brasil. Vejo a Polícia Militar de Minas Gerais como uma instituição que tem vida, que protege a vida, que luta pela vida, que tem alma própria. ”

Em conversa com os ouvidores, o comandante geral da polícia militar mineira, cel. Giovanne Gomes da Silva, falou sobre a importância da interlocução da Ouvidora-Geral do Estado com a corporação para conhecer, de perto, como é feito o trabalho de lapidar os profissionais que garantem a segurança da população. “Esta visita demonstra o quão importante é a nossa instituição, tanto para a ouvidora, quanto para o ouvidor de polícia, que vieram conhecer a nossa escola, nossos valores e a nossa formação. São princípios fundamentais para alcançarmos os bons resultados na segurança pública que estamos conseguindo”, explicou.

Para o ouvidor de polícia, Paulo Alkmim, a instituição é referência de qualidade. “A Academia tem uma estrutura completa para formar bem os soldados, sargentos e também os oficiais. Vimos aqui o trabalho que é feito e como esta formação é primordial para a Polícia Militar de Minas Gerais, que hoje se destaca como uma das melhores polícias do país. ”

WhatsApp Image 2019 08 09 at 15.08.31Ao explicar o funcionamento da escola, comandante da Academia, cel. Márcio Flávio de Moura Linhares, explicou como é a formação da PMMG. Segundo ele, os militares iniciam a carreira com uma imersão total nas Escolas de Formação, principalmente nos cursos de ingresso de longo tempo. “Formar um policial hoje ano Brasil para atender um portfólio com tamanha diversidade e principalmente no combate ao crime, gerando segurança à sociedade, demanda muito investimento e muita técnica. Recebemos aqui todo tipo de público, de todas as idades e precisamos padronizar um policial que tenha conhecimento em todas as áreas. Ter este padrão gasta tempo e a melhor forma de fazermos isso é com a imersão total nas atividades”, finalizou o coronel.

Além da visita à APM na Capital, Simone Deoud tem como meta conhecer também as estruturas da instituição no interior de Minas, durante a gestão, para aproximar a Ouvidoria-Geral e trabalhar de forma alinhada com a Polícia Militar, a fim de atender às demandas do cidadão, em relação à qualidade dos serviços prestados na área da segurança no estado.