Notícias

20/12/2018

Ouvidoria Geral do Estado promove reunião entre familiares de presos e lideranças dos sindicatos dos agentes penitenciários

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), por intermédio da Ouvidoria Especializada do Sistema Penitenciário promoveu na tarde ontem 19/12, na Cidade Administrativa uma reunião entre representantes de familiares de pessoas privadas de liberdade e lideranças de duas representações sindicais da categoria dos agentes penitenciários do estado de Minas Gerais. 

A reunião contou com a participação do Ouvidor Especializado do Sistema Penitenciário (OUSP), Rodrigo Xavier, de 30 mulheres representadas pela Associação de Amigos e Parentes de Pessoas Privadas de Liberdade e dos representantes do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais – SINDASP/MG e da Associação Mineira dos Agentes e Servidores do Sistema Prisional – AMASP.

Na oportunidade, os familiares presentes (esposas, companheiras, mães e filhas de pessoas privadas de liberdade) puderam relatar suas angústias e dificuldades na entrada das unidades prisionais, e em contrapartida, também puderam compreender a visão dos agentes penitenciários em relação aos procedimentos realizados, bem como pontos de pauta de suas reivindicações junto ao governo do Estado.

Para o Ouvidor Especializado Rodrigo Xavier, a reunião cumpriu com a finalidade de promover o diálogo entre os familiares dos presos e as lideranças da categoria dos agentes penitenciários. Além disso, o debate colaborou para a compreensão dos problemas que afligem a categoria e as famílias, ressaltando os pontos que convergem para a promoção e resgate da participação da família e da comunidade na execução penal, princípio consagrado na Lei de Execução Penal.

Iniciativas como esta são importantes pois fortalecem o diálogo entre as partes envolvidas no processo, viabilizando soluções para ambas as partes.” Finaliza o Ouvidor-Geral do Estado de Minas Gerais em Exercício, Antônio Fernando Máximo.

Crédito da Foto: Marco Antônio Botelho (ASCOM/OGE)

Representantes das Insituições Participantes:

Maria Tereza dos Santos, Presidente da Associação dos Amigos e Familiares de Pessoas Privadas de Liberdade -    

Diemerson de Souza, Diretor da Associação Mineira dos Agentes e Servidores do Sistema Prisional - AMASP

Adeilton de Souza Rocha, Presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais – SINDASP/MG

Emilia Castilho, Defensora Pública, representando a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

Rodrigo Xavier da Silva, Ouvidor do Sistema Penitenciário de Minas Gerais.

We use cookies
Ao utilizar o nosso sítio você concorda com o Termo de Uso e Política de Privacidade. Nele você encontra informações sobre a forma como tratamos os dados e utilizamos os cookies. Se você concorda, clique em OK.